quinta-feira, 5 de junho de 2014

HISTÓRIA DA FÁBRICA DA MACAXEIRA

O bairro da Macaxeira, situado na zona norte do Recife,  recebeu esse nome devido um sítio que ali se localizava em que seu dono possuía uma plantação de macaxeira. Então quando alguém se referia ao lugar  chamava-o de "macaxeira". Por volta de 1895, construiu-se no local do sítio de macaxeira a Fábrica de Tecido de Apipucos que a princípio era uma pequena fábrica de panos de estopa utilizados para ensacar açúcar.

Coronel Othon Lynch Bezerra de Mello.


Família Bezerra de Mello em 1941.


Em 1924, Othon Lynch Bezerra de Melo, comerciante natural de Limoeiro, secretário da Associação Comercial de Pernambuco, comprou a pequena fábrica e a transformou na Fábrica de Tecidos Bezerra de Melo. O Sr. Othon, conhecido como Coronel Othon, investidor e visionário foi buscar fora do Brasil maquinários que modernizaram a fabricação de tecidos em Pernambuco, tornando-se assim um dos maiores empresários do estado.
Fábrica da Macaxeira em 1926. Detalhe para a linha do bonde.

Fábrica da Macaxeira em 1928.

A partir do crescimento da fábrica o bairro foi se desenvolvendo ao redor, e o empresário começou a construir um complexo fabril no bairro. Construiu o Grupo Escolar Maria Amália, a Loja de Fábrica, o Recreio e o bairro cresceu.
Antiga Delegacia da Macaxeira. Atualmente uma sementeira.

Antiga loja de fábrica. Atualmente uma floricultura.

Antiga calçada da feira livre. Cruzamento do sinal.

Antigo Grupo Escolar fundado em 1929. Escola Maria Amália.

Antigo Recreio dos funcionários. Atual Escola Diácono Abel Gueiros.

Subida do Antigo Casarão dos Othon.

Em 10 de abril de 1925 foi criada a Sociedade Anônima do ramo têxtil Cotonifício Othon Bezerra de Melo, formada de agrupamento das quatro fábricas de sua propriedade: três de tecidos, a Maria Amália e a Bezerra de Melo (ambas no centro da cidade) além da Apipucos; e da fábrica de artefato de tecidos chamada de Anita, localizada na Várzea.
Como era um empreendedor muito comprometido com o seu trabalho resolveu construir sua residência em cima de um morro, localizado em frente a fábrica, pois da janela de seu quarto observava todo o movimento dos trabalhadores. Atualmente resta apenas a ruína abandonada da casa localizada do outro lado da avenida Norte.
Vista panorâmica do Casarão dos Othon.

Ruínas do Casarão.

Ruínas do Casarão.

O Cotonifício Othon foi responsável pelo povoamento da região e atualmente ainda escutamos histórias de familiares de antigos operários que lá trabalharam e constituíram suas famílias na vila que se desenvolveu ao redor.
O empresário Othon Lynch Bezerra de Mello faleceu em 08 de fevereiro de 1970 as vésperas de completar 90 anos de idade, após sua morte todo o empreendimento industrial passou a ser administrado por herdeiros, chegando ao fechamento da fábrica na década de 80, não se sabe ao certo o ano, uns comentam que em 1983, outros que em 1989. O que restou foi um imenso patrimônio abandonado durante anos.
A Fábrica em 1980.

A Fábrica antes da construção do parque.

Parte interna da fábrica antes da reforma. Atualmente a nossa escola.

Entrada da Fábrica, antes da reforma.

Uma área de 10 ha que ficou abandonada por quase 30 anos, até que em novembro de 2012 no local começou a ser construído o Parque Urbano da Macaxeira e a nossa Escola Técnica Estadual Miguel Batista.

Toda a estrutura externa foi preservada devido ao seu valor histórico. O prédio de nossa escola foi inaugurado no dia 03 de abril de 2014 pelo então governador Eduardo Campos contando também com a presença do Secretário das Cidades Danilo Cabral e Secretário de Educação Ricardo Dantas, entre outras autoridades.
Placa de inauguração.

Governador Eduardo Campos.

Fachada da Fábrica preservada.

Nossa escola conta com uma estrutura de primeiro mundo visando a excelência do aprendizado dos cursos técnicos aqui oferecidos de Informática e Redes de Computadores.
Pátio central

Lateral do pátio.

Secretaria da escola.

Auditório.

Lateral do bloco administrativo.

Atualmente contamos com 149 alunos divididos em 04 turmas.
Nossa gestora Maria Medeiros e professores.

ETE Miguel Batista.

ETE MIGUEL BATISTA preservando a nossa história.

REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Othon_Bezerra_de_Melo
http://ocarvel.blogspot.com.br/2012/07/fabrica-da-macaxeira-historia-de-um.html
http://www.lugaresesquecidos.com.br/2011/02/patrimonio-abandonado-da-familia-othon.html
https://www.youtube.com/watch?v=3uAUtD2YAZk
 


41 comentários:

  1. Imagens belíssimas acompanhadas de um importante resgate histórico. Vamos continuar alimentando nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Está linda a escola!! Gostei muito do resgate da história! Parabéns Mércia!
    Betânia Cordeiro (Liceu Nóbrega)

    ResponderExcluir
  3. Como sou historiadora, sou suspeita para falar.. Amei a pesquisa feita. Passo muitas vezes pela Macaxeira, e nunca imaginei como é rica a História desse bairro. Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Pois é pessoal!!!! E ainda a muito o que ser resgatado. Esta semana visitei a obra da Biblioteca Multimídia e a sensação é de entrar no túnel do tempo ao olhar algumas paredes que estão sendo preservadas... Descobri que os engenheiros encontraram o túnel que acreditava-se ser uma lenda, mas que de fato existiu e seguia da sala da diretoria para o Casarão dos Othon. Fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pessoal! Um excelente trabalho de resgate histórico!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Fiquei super feliz em ler um pouco da história. Cresci andando em frente a fábrica. Ainda lembro de passar em sua calçada quando criança e ouvir o barulho das máquinas. Lembro também do soar da sirene de manhã.
    Bem, nasci em 1984; então a fábrica só pode ter deixado de funcionar depois deste ano obviamente.
    Eliane Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. publica sobre quem foi maria amalia casada com o coronel Othon.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Moro bem perto da Escola. Assisti uma reportagem na TV onde vocês falaram sobre esse trabalho. Parabéns! Excelente trabalho, um resgate importante da nossa história. Sugiro que criem uma galeria de fotos em alta resolução. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá interresei muito pela historia do empresario tudo começou porque eu sou de limoeiro e morro na rua trav. othon bezerra de melo e é claro pelo nome ja visto (rsrs) foi quando um homem falou sobre ele e dai pesquisei e gostei pela forma em um grande empresario!

    ResponderExcluir
  11. A quem interessar, encontrei uma excelente pesquisa relacionada ao bairro e a antiga fábrica. Meu pai trabalhou por muitos anos nessa fábrica, na ocasião, eu ainda não tinha nascido, mas lembro bem das histórias contadas por ele do seu tempo de trabalho
    http://ocarvel.blogspot.com.br/2012/07/fabrica-da-macaxeira-historia-de-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, eu estou pesquisando a origem de minha família por parte de minha mãe, e meu avô trabalhou na fábrica de macaxeira, eu gostaria de saber da possibilidade de resgatar os registros de funcionários, obrigada

      Excluir
  12. Eu, Roberto jose da silva, trabalhei na fabrica coronel othon meu pai ze bossista, musico da antiga orquestra. Eu, vive aquele momento, varios amigos daquela epoca. Estudei no colegio maria amalia. Frequentava a gravacao, um tempo que nunca esqecerei. Morei muito tempo no corrego de jenipapo. Inclusive jogava no uniao da macaxeira e que 2a quadro o treinador era antonio da esquina. Grandes amigos. Abrao, bandinha, capile, ranilso, vanderley, Pato e tantos outros. Naquela epoca frequentava a gravacao, o cruzeiro... grandes amigos: durval, Ronaldo, Rogoberto, Menininho, Lalo pequeno e lalo grande. Que tempo inesquecivel. Um tempo que jamais ezquecerei. Espero encontrar alguns desses amigos para partilhar aqueles tempos idos que continuam no meu SEr. Tantos amigos que a lembraca faz voltar. Trabalhei no ano de 1974 na bobina. Vivi meus momentos naquele circulo de um espaciotemporal no corrego do jenipapo, macaxeira e burite. Meu irmao Mauricio (falecido), Fernando Pioca jogava no cruzeiro e Gildo. Meu pai Jose caetano, ze bossista, minha mae MAria VAnilda. Meu tio Sebastiao, leda. Gostaria muito de contactar com aqueles velhos amigos e de outros que nao citei mas devem lembrar. Segue meu email. RJ_silvaf@hotmail.com (81) 99127 0399 ou 9 8171 8959

    ResponderExcluir
  13. muito bom moro aki perto da fabricar e a minha vó trabalhou lar com 14 ano gostei muito dessa reportagem e gostaria que falassem do negocio que saia fumaça e na hora que a fabrica apitava obg pela atenção

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Desde de pequeno passo na frente da antiga fabrica, mas não tinha esse conhecimento de toda estrutura envolvida, desde o antigo casarão a escola e a parte da antiga feira.
    Parabéns, quando estava lento, um filme passou em minha cabeça.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo trabalho de resgate histórico , eu estou a vários anos pesquisando a origem de minha família materna que residiram em Casa Amarela e meu avô trabalhou na fábrica de macaxeira, tem como resgatar documentos de funcionários dessa fábrica? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo a mesma pesquisa... sendo que quem trabalhou lá foi minha avó... A mãe dela faleceu no parto dela... você conseguiu avançar na pesquisa?

      Excluir
    2. Olá, boa noite, fico feliz em saber que existem outras pessoas buscando resgatar suas origens como eu,meu avô também trabalhou nesta fábrica mas não conheci ele, é busco informações de como faço para resgatar documentos de antigos funcionários, qualquer informação ajuda é muito, obrigada

      Excluir
  16. Fico feliz em ver alguns relatos históricos que fizeram parte de minha familia,pois meu avô paterno era Jose clementino Bezerra de Melo trabalhou na fabrica, não sei qual parentesco, gostaria muito de saber.

    ResponderExcluir
  17. Olá Mercia Passos! Você sabe informar a quem pertence atualmente o antigo casarão do cel. Othon?

    ResponderExcluir
  18. Muito boa essa história,nasci em 1982,e quando criança eu escutava um som muito alto vindo dessa fábrica.Na época morava no córrego da telha,próximo a fábrica "São Mateus" que fechou e olha que é longe,mas mesmo assim...eu escutava.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Que legal!! Minha mãe também trabalhou nessa fábrica. Fomos a Recife em 2015. Minha mãe ainda estava viva.Atualmente moro em Guarujá/ Sao Paulo. As suas histórias, incluindo às da fabrica estão em minhas memórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje fizeram uma praça para vândalos eram para criar um lugar de emprego para a população não e verdade Raquel?

      Excluir
  21. Pena ter acabado uma grande fabrica q empregava muitas pessoas hoje fizeram uma praça para q dar muitos vândalos perturbando os moradores e quebrando suas vidraças precisando de uma mudança urgente no meu ver era para fazer um empreendimento para criar emprego para o povo não praça

    ResponderExcluir
  22. EU MOREI AÍ PERTO NO CORREGO DO MARRECO E MINHA MÃE TRABALHOU NA FÁBRICA E EU ESTUDEI NO MARIA AMÁLIA.

    ResponderExcluir
  23. TRABALHEI NA FABRICA NA TECELAGEM, MINHA MÃE FOI DA GRAVAÇÃO DORINHA ANO 69,MEU AVÔ ANO 66,EU JÓQUEI NO TIME DA FÁBRICA PELA TECELAGEM E SELEÇÃO DA OTHON.EU MARCONI BINBO TREINADOR GARCÍA DO SPORT CL.D.RECEFE.MEU INGARREGADO GUEDES.MEU SOGRO LUIS MANSINHO ANO 70.A MINHA FAMÍLIA TODOS FORAO DAI DA MACAXEIRA.ANOS BONS.

    ResponderExcluir
  24. EU MARCONI FUI PELADEIRO DA FABRICA DA MACAXEIRA DO UNIÃO CRUZEIRO DO CORREGO DO GINIPAPO.BONS TENPOS.1970 PRA FRENTE.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns por essa linda estória da fábrica da macaxeira que o governo de Pernambuco nunca deixe morrer.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei na época curioso quando um senhor que mora perto e trabalhou na tesouraria da fabrica falou que na fabrica tinha um túnel subterrâneo da tesouraria para o casarão. Fiquei esperando algo sobre esse assunto ☹️mais não saiu.
    Quando ele falou fui ate la mais a passagem tava tomada de mato e muito escura.

    ResponderExcluir
  27. Essa linha de que o artigo fala ser de bonde que passa na frente da fábrica, é na verdade de trem, era a linha que vinha do Brum fundado em 1881 que passava na avenida norte inteira, e que
    tinha uma estacão chamada arraial que ficava próximo a fábrica, essa linha passava pela a estrada dos macacos que existe até uma estação existente hoje ainda, e passava pela antiga fábrica de Camaragibe a ciper, e finalizava na estacão de Camaragibe construída em 1908 e de lá indo para o norte pra cidade de Limoeiro e do estado da paraíba e outros estados. É uma estrada de ferro histórica que faz parte da vitória da cidade e da macaxeira ao qual vale apena comentar também!

    ResponderExcluir
  28. É muito bom saber da história da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  29. hj eu descobrir essa historia facinante da fabrica othon minha mãe e minha vó ja trabalharam lá e decretou falência a fabrica em maio de 1990 minha mãe grávida de mim pediu demissão 1 mês antes em abril de 1990, pq ja havia perdido meu irmão na sua primeira gravidez ela disse que perdeu por uma infecção por demorar muito a ir no banheiro quando estava grávida e por ser muito quente la dentro da fabrica meu irmão mais velho morreu assin que nasceu por conta dessa infecção. Mas minha mãe e minha vó disse que não trabalhavam quem não queria pq vaga tinha de sobra eles gostavam de gente que trabalhasse e pagavam sempre direito no dia certo e ganhavam mais de 1 salário minimo na época era o emprego dos sonhos. Pena que hj em dia a pessoa passa um sofoco pra conseguir um emprego. Eu amei saber dessas histórias nunca sabia que minha mãe tinha saido por causa de mim e se ela esparasse mais 1 mes e continuasse estaria aposentada até hj com uma boa grana.

    ResponderExcluir
  30. Que legal o conteúdo! Estou pesquisando sobre a história da família da minha avó materna ( já falecida) que se Chamava Isaura Alves Bezerra de Mello. Ela contava histórias sobre a família que eram herdeiros da fábrica têxtil, mas sempre superficialmente ... acredito que não trazia lembranças boas para ela falar sobre o assunto. Mas sempre fiquei curiosa pois ela tinha muitas fotos antigas de familiares, as quais eu herdei e estou tentando identificar as pessoas. Estou maravilhada a cada pecinha que junto desse quebra cabeça. Gratidão!

    ResponderExcluir
  31. Eu fui gerente administrativo da fábrica no ano de 1982.

    ResponderExcluir
  32. Meu pai trabalhou até 1988 boa lembrança

    ResponderExcluir
  33. Gostaria muito de pega meu ppp.para da entrada na minha revisão dê aposentadoria.venho direto no arquivo .fico esperando pela manhã. Depois volto a tarde. Mas vou consegui se Deus quiser..



    ResponderExcluir
  34. LEDA ALVES TRABALHEI NO ANO 1975 A 83 FOI MUITO BOM ESSE PERÍODO DA MINHA VIDA ,MEU PRIMEIRO EMPREGO ESTUDAVA NA ESCOLA MARIA AMÁLIA, MINHAS TIAS E MÃE VIERAM DO INTERIOR E FOI ACOLHIDA NA CASA DA VILA MONTE PAVÃO, TEMPO BOM.

    ResponderExcluir
  35. EU LÊDA ALVES SOU SOBRINHA DA SAUDOSA PROFESSORA *CREUSA CONHECIDA COM LELÊ, QUE A MESMA ENSINOU NA ESCOLA MARIA AMÁLIA, POR MUITOS ANOS E APÓS NO COLEGIO DO BURITI NO MEMENTO ESQUECI O NOME.

    ResponderExcluir