domingo, 15 de junho de 2014

QUEM FOI MIGUEL BATISTA


Miguel Batista, 1988.

Ex-líder sindical operário, ex-militante do PCB e ex-vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Miguel Batista, Miguelzinho, como popularmente e no meio político era conhecido devido a sua baixa estatura, nasceu em Rio Tinto, então distrito de Mamanguape, Paraíba, em 1929.
Iniciou a vida política na décaca de 40 participando de movimentos operários e tornado-se líder sindical ainda na Paraíba.
Político de intensa atividade ligado às causas sociais e militância na esquerda brasileira, foi perseguido, preso e torturado na ditadura militar em função de sua atuação marcante.
Em dezembro de 1966, já líder sindical, Miguel Batista ficou exilado em Moscou, antiga União Soviética, e retornou ao Brasil um ano depois para viver na clandestinidade e ajudar a preparar o congresso do Partido Comunista Brasileiro(PCB) em São Paulo.
Usando o codinome Antônio Cândido, Miguelzinho permaneceu na clandestinidade até 1974, quando foi preso por delação e sofreu tortura. Mas ele não desistiu e retomou suas atividades políticas em 1982, após obter liberdade junto ao Superior Tribunal Militar ainda em 1975. Em 1982, atuou nas campanhas do senador Marcos Freire (PMDB) ao governo de Pernambuco e de Miguel Arraes a deputado federal, de quem veio a ser assessor direto quando este tornou-se governador.
Amigo pessoal da família de Miguel Arraes, esteve presente no seu retorno após o exílio em 1979 após 15 sem pisar em solo brasileiro, participando do movimento conhecido como Arraes Taí.
Miguel Arraes nos braços do povo e do lado direito Miguel Batista. 1979.


O retorno de Miguel Arraes após exílio de 15 anos.


No Recife, Miguel Batista atuou na área sindical, mais tarde foi um dos vereadores eleitos com maior número de votos na época tendo, depois, se tornado presidente da Câmara Municipal daquela cidade entre 1988 1 1989. Também foi secretário de Estado e do município do Paulista.  A capital de Pernambuco também reconheceu sua atividade política e história outorgando-lhe o título de cidadão em 2006.

Em 20 de dezembro de 2007 sofreu um infarto fulminante, por volta de 1h10 na residência do filho Carlos Luiz Batista, em São Paulo, após chegar de um jantar com a família.
O corpo do ex-vereador do Recife foi trasladado para o Recife, no vôo 3500 da TAM, e desembarcou por volta das 23h30, no Aeroporto Guararapes, de onde seguiu para ser velado na Câmara de Vereadores.  Foi sepultado as 15h, no Cemitério de Santo Amaro.
Miguel deixou cinco filhos e seis netos.

Fonte de Pesquisa:  
http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/clipping/?arquivo=noticia.php&id=15849&data=&texto=&idfonte=&pagina=599
http://sapl.recife.pe.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?impressao=1&cod_materia=6431
http://newtonthaumaturgo.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html
http://blogmanuelmariano.blogspot.com.br/2012/03/no-tunel-do-tempo-blog-do-magno-martins.html
http://www.youtube.com/watch?v=9lEDsgSmeLQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário